O Ministério Regional do Ambiente, Universidades, Investigação e Mar Menor realizou uma conferência técnica sobre o Plano de Recuperação do Lince Ibérico na terça-feira, 24 de setembro.
O Ministro Regional, Juan María Vázquez, anunciou na abertura que a consulta prévia sobre o projeto de decreto para o desenvolvimento do plano, que está a ser alojada no Portal da Transparência até ao dia 27, “está a receber opiniões e sugestões muito construtivas dos actores e organizações afectadas pelo plano”.
A necessidade de coordenação entre os diferentes planos regionais para a recuperação dos linces pardinas, uma vez estabilizadas as populações e iniciada a transferência de espécimes entre eles, é confirmada pela presença de representantes da Andaluzia e de Castilla-La Mancha, ambos parceiros do LIFE LynxConnect.
As apresentações, coordenadas pela secretária regional de Energia, Sustentabilidade e Ação Climática, María Cruz Ferreira, começaram com o coordenador da Andaluzia, Francisco Javier Salcedo, também coordenador do projeto europeu LIFE LynxConnect, e terminaram com uma análise da gestão genética para a recuperação da espécie, por José Godoy, da Estação Biológica de Doñana, um centro dependente do CSIC que coordena o programa nacional neste domínio, e com as acções em Castilla-La Mancha para a reintrodução da espécie, por Juan Francisco Sánchez.
A jornada terminou com uma apresentação sobre o plano regional de reintrodução do lince ibérico na Região de Múrcia, efectuada por Manuel Cremades, técnico do Ministério Regional do Ambiente, Universidades, Investigação e Mar Menor.