Há três anos que está em curso um projeto LIFE para salvar o gato selvagem escocês da extinção. A espécie foi introduzida na Escócia há 9000 anos e sofreu um grave declínio nas últimas décadas, o que levou a que a pequena população remanescente se tenha hibridizado com gatos domésticos selvagens. O projeto Saving Wildcats visa restaurar a população de gatos selvagens na Escócia, libertando indivíduos dos últimos redutos remanescentes e reintroduzindo-os em áreas onde a espécie se extinguiu. O processo encontra-se atualmente na fase de reprodução em cativeiro, mas a partir de 2023 serão libertados cerca de 20 indivíduos por ano.
A Junta de Andaluzia participa no projeto Saving Wildcats (https://savingwildcats.org.uk) como assessor devido à sua experiência na conservação do lince ibérico, depois de liderar cinco projectos LIFE para a sua recuperação e conservação, culminando no atual projeto LIFE LYNCONNET.
Há alguns meses, foi criado um grupo consultivo específico para desenvolver protocolos de manuseamento e treino dos gatos antes da sua libertação. Este grupo consultivo realizou a sua primeira reunião presencial em 29 e 30 de agosto no Highland Wildlife Park, em Aviemore, nas Highlands. Os representantes do programa de conservação do lince ibérico incluíram o coordenador do centro de reprodução em cativeiro em Silves, Portugal, Rodrigo Serra, e um dos veterinários do programa de conservação do lince ibérico na Andaluzia, Guillermo López. O grupo incluiu também especialistas internacionais em gestão e reintrodução de felinos, como Mariane Hartman, que cria gatos selvagens em cativeiro há 30 anos para projectos de reintrodução, e Alex Sliwa, atual diretor do grupo de felinos da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA).
Durante a reunião de trabalho, foram discutidos numerosos aspectos técnicos da formação dos gatos selvagens que serão libertados na natureza e o planeamento de futuras libertações. Nos próximos dias, será elaborado um protocolo de gestão que inclui todos os aspectos discutidos na reunião. Nós, do Programa de Conservação do Lince Ibérico na Andaluzia, esperamos que o projeto seja um grande sucesso e que possamos continuar a desfrutar desta espécie selvagem na Escócia.